quinta-feira, 9 de setembro de 2010

IRONMAN 70.3 BRASIL 2010










A foto acima pode resumir boa parte do que foi a minha prova em Penha esse ano... SOFRIMENTO, SUPERAÇÃO E FRUSTRAÇÃO!!! Essa foto é no corredor de chegada, e mistura sofrimento, alívio, força, superação, sentimento de dever cumprido e um tanto grande de frustração... Pois bem, vou narrar minha prova para vocês... A largada da prova era as 09:30 da manhã... Por isso deu pra acordar umas 06:30, tomar café e fazer os ultimos preparativos antes de sair as 08:00 do hotel rumo a área de largada. Chegando lá encontramos boa parte da galera na fila pra pintura do corpo... Feita a pintura é hora de conferir como está a bike, dar uma ultima calibrada nos pneus e descer rumo a tenda de transição para colocar a roupa de borracha... Até aí tudo tranquilo, afinal já havia realizado esse procedimento todo uma carrada de vezes... O meu problema(que espero resolver em breve) é a tensão que toma conta de mim quando me deparo com a água, como a natação é o pior dos meus esportes no triathlon, ainda fico muito ansioso pra entrar na água e saber como estará minha natação que sempre é uma icógnita... Se estou calmo e orientado ela sempre rende bem, mas se me perco um pouco fico bem nervoso e acabo me perdendo mais ainda e estragando a parte da natação inteira. E foi assim, errando muito na orientação, que fiz toda a minha natação, saindo pra 41 minutos, quando o meu planejado era sair com 36 minutos. A cabeça da gente funciona de uma maneira que tudo na prova a partir daí tem a ver com a má natação... Até que fiz uma transição rápida em 03 minutos e meio, mas achei que tinha demorado uns 10 minutos... Saí pra pedalar um pouco desmotivado pela minha natação, e fiz todo os 90Km de pedal com isso na cabeça... Sabia que teria que pedalar muito e fazer muita força pra recuperar minha prova... E foi o que fiz, só que como a posição "no clip" é a minha preferida, achei que se fizesse toda nela melhoraria meu tempo. Esse foi o problema, poderia ter descansado mais a lombar e feito algumas subidas fora do clip, que meu tempo seria o mesmo e não estouraria minha lombar(O que acabou acontecendo mais a frente na corrida). Fiz o pedal pra 02 horas e 30 minutos pra uma média de 36Km/h... Muito bom pra um percursso travado como e de Penha... Vi muita gente em pelotões e isso as vezes também desmotiva no meio de uma prova, mas como disse o Bruno no post dele, o que vale é a nossa consciência de fazer uma prova limpa, e disso me orgulho de nunca ter pego um mero vácuo em provas em que ele não é permitido. Cheguei pra transição pra corrida bem motivado com o meu pedal e achando que tinha recuperado um pouco o estrago da natação, fiz a T2 pra 01 minuto e 33 segundos e saí forte para a corrida, que é o meu ponto alto no triathlon. Corri os 3 primeiros Km pra 04:30, 04:40 e 04:30, foi aí que as costas começaram a doer... Fiz o quarto Km pra 04:55 e o quinto pra 05:10 já com uma dor imensa nas costas... Quando cheguei no Km 05, resolvi parar pra ver se a dor diminuia... Aí que a coisa piorou, quando parei quase caio com a coluna sem equilíbrio e quando tentei alongar as costas elas estavam totalmente travadas e contraídas... Nessa hora cruzei com o Bruno que já vinha no Km 07 voltando do retorno.. Disse que iria parar e recebi estímulo pra nao fazer isso, durante a prova foram outros tantos gritos de estímulo... Rafa, Rommel, Rinaldo, Andrea, Shirley, Marquinhos, Pedro mentira, Carvalhinho, todos me davam palavras de apoio para que não desistisse... e por eles, pela minha família e pelos meus amigos que ficaram aqui em Fortaleza, resolvi lutar e não desistir apesar de isso ter passado pela minha cabeça boas dezenas de vezes... Depois do Km 05 resolvi correr 5 minutos e andar 2 minutos... A corrida era sofrida e arqueada pra frente e o andar também não era dos melhores... Acabei fazendo a corrida pra 02 horas e 11 minutos, quando meu planejamento era pra 01 hora e 40 minutos ou um pouco mais... Terminei a prova pra 05 horas e 29 minutos cruzando a linha de chegada e caindo no chão de tanta dor... Chorava muito, tanto pela dor física, pelo fato de não ter desistido e por medo de ter me lesionado mais seriamente a ponto de comprometer meu futuro esportivo. Só saí do chão em uma maca direto pra enfermaria, onde fui medicado, e depois para as mãos do fisioterapeuta. Posso dizer que uma medalha e uma camisa de finisher nunca foram tao sofridas para serem conquistadas... Graças a Deus foi constatada somete uma lesão muscular que estou tratando com sessões de fisioterapia e repouso de 15 dias que já estava programado antes da prova. Vou tentar voltar a treinar aos poucos... Dia 13 corrida, dia 20 natação e dia 27 pra bike. Outra coisa que terei que fazer é trocar minha bike por uma maior, mas esperarei até novembro ou dezembro quando os lançamentos começam a ficar disponíveis para o mercado. Seguem também algumas fotos da prova do IRONMAN 70.3 BRASIL 2010

Um comentário:

  1. Fadiga muscular
    Não sei se você sabe mas existe o Gel RELAX Akileine sport. Linha oficial da seleção da França dos jogos olímpicos de Pekim
    O gel é usado para prevenir e combater a fadiga esportiva. Promove descontração muscular após o esporte e preparação esportiva

    Age sobre as causas especificas da fadiga muscular, aportando aos músculos os elementos naturais que permitem:
    1. Eliminar o acido láctico acumulado durante o esforço esportivo
    2. Favorecer a recarga em potássio intracelular

    Estudos laboratoriais de tolerância em teste de uso
    Após 1 semana de uso, duas vezes ao dia, a tolerância foi julgada excelente por todos os voluntários.83% dos voluntários tiveram prazer em utilizar este gel e 58% ficaram satisfeitos com a sua utilização
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    a Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet pela dermexpress
    espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir